top of page
1c677e_466307178d46433a8a3bf3d8b077221b_mv2.webp
sambas.jpg
Capa_Laboratório-2.jpg
Virando o Ipirangalançado em 2021 pela Terra Redonda, reúne 18 contos inéditos de Guilherme Purvin, dentre eles a distopia "Manual de adaptação às alterações cadastrais inadvertidas", onde denuncia os riscos do capitalismo de vigilância. Ou "Encurralado em Paraisópolis", narrativa sobre o massacre ocorrido na madrugada de 1º de dezembro de 2019 na favela de Paraisópolis. A obra é prefaciada pelo escritor Manuel Herzog. A capa é uma colagem criada pelo próprio autor, repleta de referências à cultura paulistana, em especial ao bairro que aparece no título e em diversos contos, como "Nota Promissória", "Tragédia no riozinho" e "Influência do quimbundo na formação da língua portuguesa do Brasil". Virando o Ipiranga foi um dos 14 livros de contos semifinalistas do Prêmio Oceanos de 2022 e uma das 65 obras selecionadas num total de 2452 concorrentes. Veja aqui as fotos da noite de autógrafos no bar Canto Madalena: Site do IBAP.



Sambas & Polonaises foi o segundo livro de contos lançado por Guilherme Purvin. Publicado pela Editora Tribo da Ilha (Florianópolis, 2019), reune 16 contos inéditos (alguns deles escritos há mais de 40 anos) e é inteiramente ilustrado com xilografias do próprio autor, cada uma delas inspirada num dos contos. Com 151 páginas, Sambas & Polonaises conta com apresentação da professora Adriana Iozzi Klein, do Depto. de Letras Modernas da USP, posfácio do professor Carlos Marés (PUC/PR) e contracapa do escritor Guian de Bastos, parceiro de Guilherme Purvin na série de romances "Velho Império sem Czar". A obra pode ser adquirida no site da Editora Terra Redonda. 





Até 2017, os contos de Guilherme Purvin, produzidos desde 1975, encontravam-se publicados de forma esparsa em diversos jornais e revistas. Um único conto, premiado em concurso literário promovido pela Editora Brasiliense em 1987, havia publicado em livro ("A madrugada de Mariana"). E os três primeiros volumes da série "Velho Império Sem Czar" eram romances redigidos em parceria com Guian de Bastos Laboratório de Manipulação foi o seu primeiro livro individual de contos. Lançado pela Editora Letras do Pensamento (São Paulo, 2017), segue a vertente cômico-surrealista que caracterizou a linha editorial do jornal Ponto Marginal: prefaciado pela personagem de um dos contos, "Laboratório de Manipulação" tem a contracapa assinada pela neta da personagem, que qualifica a avó como "uma imaginária e alucinada professora de gramática". Humor para quem gosta de Lawrence Sterne e Monthy Python. A obra pode ser adquirida no site da Editora Terra Redonda. 
Velho Império Sem Czar - Vols. 1, 2 e 3 -  Glautúrnio Polenta (Guilherme Purvin) & Guian de Bastos - À venda no site da Terra Redonda (clique na imagem da capa)
vol1-velhoimperio.jpg
vol2-velhoimperio.jpg
Capa_vol.3_3.jpg
bottom of page