Guilherme José Purvin de Figueiredo é advogado e escritor.

Formado em Direito pela USP no ano de 1982, exerceu advocacia liberal no período de 1983 a junho de 1990, ingressando no mês seguinte, mediante concurso público, nos quadros da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Em 1993 obteve o grau de especialista em Direito do Trabalho (Pós-graduação lato sensu - FADUSP).

Em 1996 foi laureado com o Prêmio PGE, por sua monografia "As pessoas jurídicas de direito público no direito individual, coletivo e processual do trabalho", ampliada e publicada no ano seguinte pela Editora LTR, com o título "O Estado no Direito do Trabalho".

Em 1998 obteve o grau de Mestre em Direito do Trabalho pela USP, com a dissertação "Tutela da vida e da saúde dos trabalhadores no meio ambiente do trabalho: situação na União Europeia e perspectivas para o Mercosul". A dissertação foi publicada pela Editora LTR, com o título "Direito Ambiental e a Saúde dos Trabalhadores", encontrando-se atualmente em sua segunda edição.

Em 2002 obteve o grau de Doutor em Direito do Estado pela USP, com a tese "Dimensão ambiental da função social da propriedade". A tese foi publicada pela Editora Revista dos Tribunais com o título "A Propriedade no Direito Ambiental", encontrando-se atualmente em sua quarta edição.

Exerceu o Magistério Superior de Direito Processual do Trabalho no curso de Graduação em Direito da Fac. Direito da USP, de Direito Administrativo e Direito Ambiental nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade São Francisco; e de Direito Ambiental nos cursos de pós-graduação das Faculdades de Saúde Pública da USP e de Direito da PUC-SP, PUC-PR, PUC-Rio, Tancredo Neves (SP), UniAnchieta (Jundiaí).

É professor convidado de Direito Ambiental dos cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Magistratura, do COGEAE-PUC/SP, da Escola de Advocacia Pública da PGE-SP e do NIMA-JUR/PUC-Rio.

É autor do Curso de Direito Ambiental, publicado pela Editora Revista dos Tribunais e atualmente em sua sexta edição.

Além das quatro obras individuais citadas, publicou na área jurídica dezenas de obras coletivas, na condição de organizador e de autor de capítulos, dentre as quais destacam-se: Direito Ambiental e Proteção dos Animais - Guilherme Purvin (org. e co-autor) - Letras Jurídicas; e Direito Ambiental e as funções essenciais à Justiça - Guilherme Purvin (org. e co-autor) & Antonio Herman Benjamin (org) - Revista dos Tribunais

A partir de maio de 2017 passou a exercer a atividade de consultor na área de Direito Ambiental, desenvolvendo ainda pesquisa científica no campo da Ecocrítica Literária aplicada ao magistério de Direito Ambiental.

É sócio-fundador e foi até 2021 coordenador geral da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil - APRODAB

É também sócio-fundador e presidente honorário do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública - IBAP, ocupando atualmente o cargo de diretor-secretário geral e coordenador do GP-ELIDA (Grupo de Pesquisas de Ecocrítica Literária e Direito Ambiental).

É coordenador editorial da Revista de Direitos Difusos desde sua fundação em 2000 até hoje. A revista atualmente encontra-se em sua 87ª edição.